PET Engenharia de Computação

Projetos

 O Topcom, Torneio de Programação de Computadores, promovido pelo PET Engenharia de Computação (UFES) proporciona aos estudantes de computação a oportunidade de demonstrar, compartilhar e aprimorar suas habilidades em solucionar problemas usando o computador. O torneio explora o trabalho em equipe sob pressão e estimula a criatividade.

Esse projeto visa motivar a participação de instituições locais em competições nacionais universitárias, como a Maratona de Programação.

O torneio consiste na resolução e implementação de uma lista de problemas em um intervalo de tempo específico. A elaboração e correção dos problemas contam com a participação de professores do Departartamento de Informática da UFES.

O projeto Introcomp – Introdução à Computação, aos moldes de uma estratégia já adotada no Estados Unidos, vem com a premissa principal de levar o ensino de programação a alunos do ensino médio, tendo como foco os alunos da rede pública, visto que, geralmente, os programas visando inclusão digital desenvolvidos pelo Governo Federal  se limitam ao treinamento no uso de tecnologias (informática básica), e não à programação em si.

Promovido e criado no final de 2010 pelo PET Engenharia de Computação da UFES, o Introcomp proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar mais a fundo tecnologias da informação, bem como serem capazes de resolver problemas por meio da computação, instigando nestes características como a criatividade e, principalmente, o raciocínio lógico

As Jornadas de Atualização em Computação, Elétrica e Eletrônica (JACEE) surgiu como uma colaboração entre o PET de Eng. de Computação e o PET de Eng. Elétrica, visando promover a divulgação de tecnologias e o aperfeiçoamento de conhecimentos técnico-científicos dos graduandos por meio de palestras e minicursos.